‘Estudo para Fantasmas’, também conhecida como ‘Espectros’, foi uma das peças mais polêmicas do norueguês Henrik Ibsen. Lançada em 1881, a narrativa aborda questões escandalosas para a época em que foi escrita, e se consagra até hoje como um clássico da dramaturgia moderna.
O público paulistano pode conferir a montagem brasileira desta obra icônica até 28 de abril. Ela está em cartaz no Teatro Sérgio Cardoso (rua Rui Barbosa, 153, Bela Vista), aos sábados e domingos, às 18h. Os ingressos custam a partir de R$ 20 e estão disponíveis pelo Sympla. Confira!
‘Estudo para Fantasmas’ faz curta temporada em SP
Após a morte do marido, Helena Alving recebe novamente o seu filho, que ela havia afastado de casa para que não soubesse da vida devassa do pai. Por anos, ela conseguiu esconder os vícios e traições de seu marido não apenas do filho, mas também da cidade inteira. Agora viúva, ela pensa que é hora de seguir em frente e enterrar os horrores de seu casamento. No entanto, os fantasmas do passado seguem presentes para atormentá-la.
Em ‘Estudo para Fantasmas’, encontramos personagens em um estado constante de angústia, sobretudo Helena, que enfrenta a solidão de uma vida de renúncias, priorizando sempre a felicidade do outro. Questões como a moral religiosa versus a ética do desejo são presentes na obra, o que escandalizou o público do século 19.
A montagem brasileira é da Cia. do NIT – Núcleo de Imersão Teatral, e tem como diretor Sérgio Ferrara. A classificação etária é 16 anos, e há lugares adaptados para pessoas em cadeiras de rodas. Mais informações aqui.