Lorena e Maria Augusta são duas meninas bem diferentes. Enquanto a primeira possui milhares de seguidores na internet e passa seus dias “produzindo conteúdo”, a segunda foi diagnosticada com TEA (transtorno do espectro autista) e tem uma grande paixão por marionetes. No entanto, um belo dia seus pais decidem morar juntos, mudando a vida das meninas completamente! Esta é a sinopse de ‘Por um Fio’, espetáculo jovem que ficará em cartaz de 07 de setembro a 26 de outubro, no Teatro Jardim Sul. Saiba mais a seguir:
O que esperar de ‘Por um Fio’?
Apesar de destinado ao público jovem, ‘Por um Fio’ é uma peça para toda a família. Por meio da relação de Lorena e Maria Augusta, o enredo discute muitos tópicos relevantes na atualidade, como a dependência das redes sociais, conexões humanas e um maior entendimento acerca do TEA.
A montagem é da Equipe Flávia Garrafa, que buscou se aprofundar na forma como a tecnologia e as redes sociais nos traz uma falsa ideia de conexão com os outros. E como essa sensação falha pode ser um dos motivos pelos quais temos dificuldade em fazer trocas genuínas com as pessoas que amamos, afinal, conectar-se de verdade com alguém exige tempo, paciência e disposição… Três aspectos incompatíveis com a urgência e a velocidade exigida pelo mundo digital.
Por outro lado, a presença de uma personagem com TEA permite um aprofundamento também em sua forma de ver o mundo. As formas de se comunicar variam de acordo com cada indivíduo dentro do espectro. Mas é possível identificar a dificuldade comum em interagir, sobretudo ao fazer amizades.
Ao trazer uma adolescente diagnosticada no espectro, o espetáculo permite ao público conhecer mais essa realidade e reduzir possíveis estigmas sobre o TEA. Além de entender que, para quem está do outro lado, é preciso estar aberto a uma escuta empática e fazer de tudo para mobilizar o seu olhar, contribuindo então para compreender o indivíduo.
Como assistir?
As sessões de ‘Por um Fio’ ocorrem aos sábados, às 19h30. Os ingressos custam a partir de R$ 80 e estão disponíveis no site oficial ou na bilheteria, 1h antes do início da sessão. Há 5 assentos reservados para cadeirantes e 3 para pessoas obesas.