Até o dia 29 de setembro, você pode visitar gratuitamente a exposição ‘Ecos Armoriais‘. A mostra reúne obras de 25 artistas nordestinos para exaltar a arte e a cultura dos sertões. É uma ode à ancestralidade e um mergulho no movimento armorial, que difundiu a imagem do Nordeste no Brasil e no mundo.
A exposição está em cartaz no Shopping Lar Center, localizado na Avenida Otto Baumgart, 500 – Vila Guilherme. Anteriormente, ela integrou a CASACOR 2024, um dos maiores eventos de arquitetura de interiores das Américas, mas agora, é possível visitá-la na faixa.
Se você ficou curioso com o nome, saiba que ‘Ecos Armoriais‘ é um termo inicialmente utilizado pela professora e pesquisadora Marília Santos em pesquisas e dissertações que estudam a música pernambucana.
O que você vai encontrar em ‘Ecos Armoriais’?
A exposição é uma coletânea de obras de 25 artistas nordestinos vivos e ainda em atividade. Assim, exibindo uma visão atual da região homenageada e refletindo a pluralidade cultural do Nordeste. Que, muitas vezes, é retratado com um olhar xenofóbico e preconceituoso.
Itens de design, pintura em parede, xilogravuras, poemas e outras peças são utilizadas para celebrar a ancestralidade da cultura popular nordestina. Então, prepare-se para visitar uma mostra rica e repleta de brasilidade.
A influência de Ariano Suassuna
A exposição se inspira no movimento armorial, originado pelo célebre escritor de ‘Auto da Compadecida’, Ariano Suassuna. Criado em Recife, em 1970, esse movimento acredita na arte erudita com raízes brasileiras e ajudou o Nordeste a se retratar de forma autônoma, com cordéis, por exemplo.
Gostou de saber mais sobre essa exposição que esteve na CASACOR 2024? Visite ‘Ecos Armoriais’ gratuitamente no Shopping Lar Center, na Zona Norte de São Paulo, e participe da celebração das riquezas e culturas nordestinas com artistas da região homenageada.