A partir desta quarta, dia 04, o governo federal implementa o Defesa Civil Alerta, novo sistema de alertas de emergência de desastres. A ferramenta, que já passou por testes no interior de São Paulo e outros estados, tem como objetivo enviar alertas à população em caso de riscos extremos, como enchentes ou deslizamentos de terra.
Os alertas ocorrem por meio de avisos sonoros e vibratórios, em todos os celulares da região afetada. O serviço é gratuito, sem necessidade de se cadastrar previamente para recebê-lo. Fique por dentro a seguir:
Defesa Civil Alerta: como funciona a nova ferramenta?
A implementação da nova ferramenta é de coordenação da Defesa Civil Nacional, em conjunto com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Por meio dela, pessoas em áreas com riscos iminentes de tragédias (enxurradas, vendavais, chuvas de granizo, alagamentos e deslizamentos de terra, por exemplo) receberão o aviso em seus celulares, junto com informações de evacuação e pontos seguros.
O serviço será gratuito e chegará automaticamente para todos os aparelhos com tecnologia 4G e 5G, mesmo aqueles que estejam em modo silencioso. O alerta bloqueia o aparelho momentaneamente, sobrepondo-se a qualquer aplicativo em uso, junto a avisos sonoros e vibratórios. Turistas e até mesmo estrangeiros no local também receberão o aviso.
Como receber todos os alertas da Defesa Civil?
O novo sistema Defesa Civil Alerta será utilizado apenas em caso de alertas extremos. Mas para aqueles que desejam estar ainda mais antenados às mudanças no clima, é possível se inscrever para receber atualizações locais da Defesa Civil de SP.
Para tal, basta enviar uma mensagem para 40119 com o número do seu CEP. A partir daí, você receberá via SMS atualizações de chuvas, mudanças bruscas na temperatura, alagamentos e mais. Além disso, você pode entrar no canal de WhatsApp do órgão. Ao contrário do Defesa Civil Alerta, porém, ambos os serviços ficam restritos às pessoas que realizam a inscrição.