
Após 20 anos abandonado, o Cine Ipiranga está prestes a abrir as portas — mas só por um dia. Neste sábado, dia 12, a 1ª Mostra Angústia de Cinema irá ocupar as salas históricas do Ipiranga com sessões gratuitas de cinema, reavivando um dos espaços mais icônicos da cultura paulistana do século 20.
Ou seja, neste fim de semana, você terá a oportunidade de revisitar um dos primeiros cinemas de rua de São Paulo, que há muito tempo, habita apenas na memória dos antigos paulistanos.

Cine Ipiranga reabre portas por um dia!
Em meados do século 20, o Cine Ipiranga era um dos mais badalados de São Paulo. Suas salas, que podiam receber mais de 1900 espectadores, eram ponto de encontro para todos os gêneros e idades.
Em 2005, porém, a administradora do espaço anunciou o fechamento do cinema. Desde então, o prédio — que é tombado pela prefeitura — segue abandonado, sem previsão para reabertura permanente.
Assim, a Mostra Angústia oferece à população a possibilidade de revisitar este ícone paulistano, com exibição de filmes, rodas de conversa e até mesmo festa no Cine Ipiranga.
Confira a programação da Mostra Angústia de Cinema
A mostra traz filmes do ateliê de arte experimental Angústia, com realização da produtora MyMama Entertainment. Suas obras têm a angústia como temática central, abordando questões como migração e desigualdade.
A programação irá das 14h às 23h, com painéis de conversa com os diretores e especialistas, performances e exposições, além da exibição de seis curta-metragens. Confira:
- 15h: “As 7 Mortes de Pedro” (2012) | Direção de Fabrício Brambatti
- 16h: “Brasil Impossível” (2018) | Direção de Fabrício Brambatti (inédito nos cinemas)
- 17h: “Meu Coração Já Não Aguenta Mais” (2021) | Direção de Fabrício Brambatti (inédito em São Paulo)
- 18h: “Cativeiro” (2020) | Direção de Fabrício Brambatti (inédito nos cinemas)
- 19h: “Terra Vermelha: Uma vida e morte na Amazônia Brasileira” (2024) | Direção de Tommaso Protti e Fabricio Brambatti
- 20h: “Maldito Darién” (2024) | Direção de Fabrício Brambatti, Tommaso Protti e Carol Pires (inédito no Brasil)
Às 21h, o cinema recebe a “Festa & Angústia”, celebração também gratuita com bar e comidinhas.
Como participar?
O Cine Ipiranga está na Avenida Ipiranga, 786, no Centro Histórico. A programação é na faixa, mas para aproveitar é preciso retirar os ingressos sem custos pelo site oficial. Mais informações pelas redes sociais.