Essa ideia é comum entre os paulistanos e se tornou uma lenda que marca a data.
A primavera na região Sudeste é marcada pelo início do período úmido. Por isso, seria comum que houvesse chuva já a partir de de setembro e que o dia 2 de novembro, feriado de Finados, tivesse alguma chuva.
Porém, o Climatempo mostrou que não é bem assim. Apesar da ideia de que Finados é marcado por chuva não uma máxima de todos os anos.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e apresentados pelo Climatempo, a quantidade de dias sem chuva é maior do que os dias úmidos nesta data.
Abaixo, eles apresentam os dados entre 1990 e 2019. Como é possível ver a cidade de São Paulo teve 11 feriados com chuva e 19 sem chuva.
E hoje, vai chover?
Após a passagem de uma frente fria na semana passada, os ventos marítimos ainda ajudam a trazer umidade para o leste de São Paulo nesta segunda, dia 2. O litoral e a Região Metropolitana ainda seguem com muitas nuvens hoje e até com chuva fraca em pontos isolados. Porém, a tendência é de mais sol no decorrer do dia, e entre a tarde e a noite, o tempo volta a ficar firme.
Foto de capa: Pexels