O interior de São Paulo guarda grandes segredos arquitetônicos, mas poucos chamam tanta atenção quanto o Castelo de José Rico. Localizado a 158 quilômetros da capital, a construção faraônica sofre com o abandono há mais de 10 anos, transformando o sonho do sertanejo em um cenário de destruição.
No entanto, o destino dessa propriedade tão intrigante pode mudar! Isso porque a prefeitura de Limeira acaba de declará-la uma área de utilidade pública, abrindo caminho para a desapropriação do imóvel. Com isso, o gigante abandonado do interior de São Paulo pode renascer como um espaço de cultura e entretenimento para a população.

A suposta profecia sobre o castelo de José Rico
Tudo começou em 1991, quando o cantor José Rico, da dupla Milionário & José Rico, decidiu construir um castelo em Limeira para viver com a família. Assim surgiu sua mansão, com mais de 100 cômodos e uma piscina em forma de violão.
A obra, porém, durou 24 anos e nunca chegou ao fim. Segundo relatos da época, o artista recebeu uma profecia de que morreria assim que a construção terminasse e, por isso, passou a expandir o imóvel continuamente para adiar o fim dos trabalhos.
O artista faleceu em 2015, e sua amada mansão se tornou alvo de disputas de herança e processos trabalhistas. Avaliada em R$ 15 milhões, a propriedade foi a leilão diversas vezes, mas nunca atraiu compradores. Por isso, virou um castelo totalmente abandonado, sofrendo com o desgaste do tempo, pichações e furto de objetos pessoais.

Mansão abandonada pode ter um final feliz!
Após anos de tormenta, a propriedade vislumbra um futuro promissor. O decreto municipal permite desapropriar a área onde fica o castelo, que corresponde a cerca de 10 mil metros quadrados.
A família do sertanejo não se pronunciou sobre a decisão. No entanto, o representante legal dos herdeiros afirmou ao portal G1 que eles aprovam a transformação em um bem público.
A Prefeitura local ainda não informou quais são os planos para o Castelo do José Rico, mas adiantou que busca transformá-lo em patrimônio histórico para fortalecimento do turismo local. Quem sabe, em breve, o castelo abandonado de Limeira não se transforme em um museu ou centro cultural?
