×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Cultura O Que Fazer

Casa Museu Ema Klabin promove oficina de iluminuras para crianças

By Giulia Trecco

oficina iluminuras

Se precisava de ideias para entreter a criançada em casa, essa oficina vai ensiná-las a técnica das pinturas decorativas que ilustravam os manuscritos medievais.

A oficina Iluminuras, inspirada nas pinturas decorativas que ilustravam os manuscritos medievais, é uma proposta divertida que convida as crianças a experimentar os recursos gráficos e fazer, de forma fácil, uma iluminura em casa com materiais caseiros. Promovido pela Casa Museu Ema Klabin, o vídeo-oficina faz parte do programa Museu em Família e está disponível no site e no canal do YouTube do espaço cultural.

Durante a oficina, ministrada pela artista gráfica e ilustradora Claudia Gil, as crianças aprendem sobre como eram feitos os livros na Idade Média, já que naquela época não existiam impressoras. Também descobrem quais materiais eram usados na produção de um livro medieval, o que são as iluminuras e por que são chamadas assim. Além disso, uma letra é escolhida e desenhada, reproduzindo as capitulares (as primeiras letras do parágrafo inicial de um capítulo) dos manuscritos antigos.

A oficina dialoga com a exposição virtual O Falsificador Espanhol”, em cartaz no site da Casa Museu Ema Klabin. A mostra apresenta a fascinante história do falsificador consagrado, cuja identidade é desconhecida até hoje. Na exposição, duas páginas do famoso falsificador e iluminuras originais do séc. XV podem ser observadas.

Publicidade

Confira a oficina aqui: