O Edifício João Brícola, mais conhecido como o prédio do antigo Mappin, acabou de mudar de dono. Vazio desde março de 2023, o espaço passará por uma grande reforma e abrigará a nova sede administrativa do Sesc, que trará também instalações culturais e de lazer.
Construído em 1939, o edifício está localizado na Praça Ramos de Azevedo, 131, em frente ao Theatro Municipal. O espaço, que possui 14 andares e 1245 m², foi vendido a R$ 71,5 milhões e deve abrir ao público novamente em 2027. Conheça sua história a seguir!
Antigo prédio do Mappin se transforma em Sesc
Inicialmente, na década de 1930, o Edifício João Brícola deveria receber a sede do Banco Banespa. No entanto, a ideia não foi para frente e ele acabou recebendo o Mappin, loja de departamentos inglesa que atuava na capital.
Nesta época, o Mappin já era referência na cidade de São Paulo, trazendo diversas inovações para o mercado brasileiro. Foi ela quem primeiro colocou o preço dos produtos nas vitrines de suas lojas, por exemplo. Ademais, ela foi pioneira em oferecer a possibilidade de dividir compras e pagá-las a prazo, sendo a precursora do famoso crediário.
No início dos anos 1990, porém, o Mappin começou a passar por dificuldades. Ao adquirir diversos concorrentes, a rede acabou crescendo mais do que conseguiria aguentar e, ao contrário do esperado, sofreu com prejuízo nas transações. A rede finalmente decretou falência em 1999, deixando o icônico prédio da Praça Ramos de Azevedo vazio.
Desde então, o local abrigou uma unidade do Extra e também das Casas Bahia, que ficou no local até o início de 2023. Em abril do mesmo ano, o imóvel foi vendido e anunciou-se a instalação do Sesc, que trará novos ares ao famoso edifício.