O mundo está prestes a presenciar mais um fenômeno dos cosmos, e São Paulo não ficaria de fora. Fontes astronômicas prevêm o alinhamento de planetas em agosto, um evento imperdível que poderá ser visto a olho nu em diversas cidades do planeta.
Aqui em São Paulo, o fenômeno está previsto para surgir no céu em 30 de agosto. Na ocasião, seis planetas estarão alinhados: Mercúrio, Marte, Júpiter, Urano, Netuno e Saturno. Uma oportunidade sem igual, certamente!
Saiba como observar o alinhamento de planetas
Por vezes, os planetas coincidem suas rotas e se reúnem próximos de um dos lados do Sol, ou aparentam estar próximos um dos outros quando vistos da Terra. Esse fenômeno dá a impressão de que eles estão alinhados no céu.
O próximo começará em 23 de agosto, passando pelo céu da Ásia, Europa e América do Norte, até ficar visível em São Paulo no dia 30:
- Hong Kong e Abu Dhabi: 23/08
- Atenas e Nova York: 24/08
- Berlim e Londres: 26/08
- Cidade do México: 28/08
- São Paulo: 30/08
Evento astronômico começará às 19h
De acordo com o site Stellarium, a previsão é que Saturno apareça primeiro no céu, por volta das 19h. Júpiter aparecerá na madrugada do dia 30 para 31, às 01h, seguido de Marte às 02h. Já Mercúrio aparecerá por volta do amanhecer, às 05h30, sendo mais difícil de localizar a olho nu pois estará muito próximo do Sol.
Enquanto isso, Netuno e Urano estarão visíveis somente por binóculos de alta potência ou telescópios.
Importante lembrar que prédios altos ou montes podem atrapalhar a visualização dos astros. Para auxiliar na identificação, você pode utilizar um aplicativo gratuito de observação de estrelas, como Sky Tonight ou o próprio Stellarum.