Está chegando a São Paulo a exposição ‘A Natureza das Coisas’, que faz uma retrospectiva da obra de Carlito Carvalhosa. Nascido em São Paulo, o artista plástico trabalhava sobretudo com pintura e escultura, e foi o único artista brasileiro a expor no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) enquanto em vida.
O objetivo da mostra é destacar o impacto de Carvalhosa na cena artística contemporânea brasileira, além de traçar um panorama de seu percurso criativo para o público da capital.
‘A Natureza das Coisas’ abrirá suas portas em 08 de outubro, ficando disponível até 9 de fevereiro de 2025 no Sesc Pompeia (Rua Clélia, 93). A visitação é gratuita e livre para todas as idades, com recursos de acessibilidade. Saiba mais a seguir!
‘A Natureza das Coisas’: conheça a trajetória de Carlito Carvalhosa
Com curadoria Luis Pérez-Oramas, Daniel Rangel e Lúcia K. Stumpf, a exposição fará uma retrospectiva inédita do trabalho de Carlito Carvalhosa. Para tal, ela reune diversas instalações do artista — que faleceu em 2021, aos 59 anos — assim como documentos, anotações e maquetes.
De caráter imersivo, a exposição faz com que as obras pareçam se fundir ao cenário do Sesc Pompeia, cuja arquitetura ampla e sinuosa tem autoria de Lina Bo Bardi. Isso cria uma interseção entre a arte e a vida real, imergindo ainda mais o espectador na experiência.
Destaques da exposição
Uma das obras mais famosas do artista é Sala de Espera, cuja primeira exibição foi em 2013 no Museu de Arte Contemporânea de São Paulo. A instalação traz diversos postes de madeira descartados, que um dia serviram para a iluminação urbana, na horizontal, de forma a criar uma espécie de labirinto.
Além disso, estarão disponíveis Faço Tudo Para Não Fazer Nada, Linha de Sombra e Imaterialidade (foto). Assim como o molde em fibra de vidro que levou o artista a compor Já Estava Assim Quando Cheguei, enorme montanha de gesso disponível no Sesc Guarulhos.